segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS / BH

Por que visitar: é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país e um dos museus mais bem estruturados no que diz respeito à organização e à infra-estrutura.
O que abordar com seu filho: “como os avanços tecnológicos contribuíram para o desenvolvimento das profissões e as facilitações que foram criadas. Contextualize um pouco a realidade das diferentes épocas abordadas durante a visita”, diz a assistente de coordenação do setor educativo, Gabriela Araujo Batista.
Não deixe de ver: o programa trilhas e trilhos, que tem como objetivo aproximar os visitantes do acervo. No percurso pelo Museu são oferecidas diversas trilhas, que agrupam peças de vários ofícios em temáticas comuns, proporcionando o conhecimento, o reconhecimento e a descoberta de novas informações e emoções.
O que a escola pode trabalhar: o mais interessante é aproveitar o gancho do museu para introduzir as mudanças nas relações de trabalho. “Debater a substituição do homem por máquinas, a produção em série e as outras consequências da Revolução Industrial pode ser uma boa idéia”, explica Gabriela. Visitas monitoradas podem ser realizadas às terças, quintas e sextas-feiras no telefone (31) 3248-8600.
Melhor para: qualquer idade.
Na agenda: Praça Rui Barbosa s/n°, Centro, tel. (31) 3248-8600, site: http://www.mao.org.br/. De terça a sexta-feira, de 12h às 19h, sábado, domingo e Feriado, de 11h às 17h.
Entrada: R$ 4 e R$ 2 (meia).