segunda-feira, 21 de março de 2011

Feira de Matemática Dia 27/11/10



    Projeto Redescobrindo a Matemática

O ensino de Matemática tem sido percebido por muitos alunos como algo monótono, em que o professor transfere conceitos fundamentais através de aulas tediosas e maçantes.

Acreditamos que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar”, não apresenta limites, antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo
A linguagem matemática, com seu código próprio, é a ferramenta mais precisa de que o homem dispõe para estruturar pensamentos, descrever o mundo e comunicar idéias. Proporcionar aos alunos o domínio dessa ferramenta é um dos grandes desafios enfrentados pela escola. Há um ponto sobre o qual a concordância entre os educadores vem crescendo: o problema da matemática – sua aura de dificuldade e o baixo desempenho dos alunos – deve-se principalmente a um modo tradicional de ensinar que se baseia na memorização de fórmulas e procedimentos, sem a preocupação com os significados e conteúdos que eles expressam.
O projeto Redescobrindo a Matemática contará com atividades diferenciadas de Matemática, com espaço para jogos e curiosidades acerca desta ciência. Ao mesmo tempo, os alunos poderão aprender sobre sua história, que se mistura com a dinâmica da feira.
As atividades serão guiadas pelos professores de matemática e demais professores que estarão responsáveis de acompanhar a turma até o final da apresentação, auxiliando-os. Cada oficina/exposição contará com alunos e professores que apresentaram as várias atividades propostas.

Objetivo do projeto

·         Estimular o processo cognitivo dos discentes na disciplina de Matemática para os alunos do ensino fundamental e médio, no que tange a contextualização dos conceitos.
·         Melhorar o aprendizado dos alunos;
·         Desenvolver o gosto pela matemática;
·         Reforçar a importância da matemática em nosso dia-dia;
·         Melhorar o ensino pedagógico da Escola Estadual, mostrando que é possível minimizar a aversão pela disciplina e buscar uma melhoria na educação.
·         Reverter o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aumento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem, principalmente na geometria.

·         Estimular o raciocínio lógico-pragmático do discente;

·         Mostrar a aplicabilidade dos conceitos demonstrados;

·         Demonstrar atividades matemáticas de  forma criativa e curiosas.



Público Alvo
·         Alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da E.E. Luiz de Camões.
·         Professores e funcionários da E.E. Luiz de Camões.
·         Comunidade e pais.